quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes

Postado por TebhSpekman às 04:08

O Morro dos Ventos Uivantes


Autor: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Genero: Romance






“Seja do que for que nossas almas são feitas, a dele e a minha são iguais”.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:

"Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa."

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Creio que nada definiria melhor este livro que o seguinte título:

"Um amor egoísta..."
Acho que a maior lição que você pode aprender ao ler O Morro dos Ventos Uivantes, é que o passado escreve o seu futuro.
E os estragos que uma obsseção podem fazer a um grupo de pessoas...

A historia começa com um jovem casal, ainda criança passando por algumas adversidades no seu relacionamento. Catherine e Heathcliff são duas crianças com problemas, Catherine é uma jovem mimada e usa de todas as artimanhas para conseguir o que deseja, sempre que possível passa por ataques de histeria para que através de sua loucura seus objetivos sejam alcançados, é extremamente fútil e gananciosa. Por outro lado, temos Heathcliff, irmão adotivo da garota, cujo ninguém, talvez nem ele mesmo saiba do seu passado. O favorito do pai adotivo causa ciúmes principalmente no primogênito.
Sua índole é claramente maliciosa e maldosa, apesar de um temperamento introvertido, seu olhar e atitudes demonstram uma crueldade e dureza de coração unicas. Seu coração é um mistério a ser desvendado.

Com o passar do tempo, os temperamentos e disputas e a amizade entre as crianças aumentam, quando um infortúnio ocorre e o destino os separa. Cathy é separada de Heathcliff, mesmo esta jurando o amor que sente pelo rapaz. Tudo acasos de um mal entendido e do egoísmo de Cathy.

Anos mais tarde, casada e vivendo a vida que sempre quis ao lado do marido, Heathcliff volta, querendo retomar a vida que lhe foi roubada, querendo vingança contra quem o causou mal e principalmente, querendo Catherine novamente ao seu lado. E nada o impedirá de alcançar todos os seus objetivos.
É nesta fase da história que eu tive total certeza do egoísmo de um e do outro. E de que Heathcliff é desprovido de carácter e bondade. Confesso, por muitas vezes, creio que na verdade durante todo o livro eu queria a morte do infeliz! hahahahahaha de forma bem cruel e maquiavélica *veja risada ecoando ao fundo*


Falar mais estragaria as surpresas da historia... principalmente da segunda parte, ao qual realmente apareceu a personagem que me cativou, não só pela miséria que era sua vida, mas pela força de vontade e inocência. Só digo que é um livro intenso, apaixonante e que ao contrario da maioria dos romances, este me fez detestar os protagonistas visto a tamanha obsseção que possuiam um pelo outro. Muitas vezes me perguntei se realmente aquilo era amor, ou um sentimento egoista e obsessivo. Apenas um luxo, creio que o que eles tinham era um enorme sentimento de posse! Quis devorar e saber como seria o final trágico, pois tinha certeza que teria, da historia.

É difícil dizer qual foi o ponto alto... o livro é surpreendente e emocionante, a narrativa variando entre a governanta Nelly e Sr. Lockwood, assim como as descrições de cenário nos fazem viajar ao Morro dos Ventos Uivantes. Nos fazem querer entrar lá e dar umas bofetadas na cara deles pra ver se aprendem! hahahaha

Recomendo a leitura, principalmente para quem gosta de clássicos e boas histórias! É hoje um dos meu livros favoritos e em breve irei reler (novamente).

Em breve farei aqui uma resenha do filme, aguardem!


Até a próxima,



8 comentários:

Psyche on 24 de fevereiro de 2011 08:51 disse...

Prometo que leio mais tarde...
Quero muito ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade.

Agora estou no trabalho e quando vi que a resenha é longa e que eu terei que compromter mais do meu cérebro do que eu tenho disponível agora, decidi deixar para depois... heheh

anereis - thelittlestorm on 26 de fevereiro de 2011 16:43 disse...

Eu sou suspeita para falar deste livro, afinal li ele três vezes.
Simplesmnte é um dos meus livros favoritos *-*

Adorei a resenha flor!

bjão

anaisa on 10 de março de 2011 14:16 disse...

UAU, é a primeira resenha do livro que li e não gostaram dos protagonistas :O
Sempre vi citando como o amor entre eles era lindo e etc.

Agora sim me deixou mais ansiosa para ler o livro ;)

Bjus!

Mirtes Agda on 11 de março de 2011 05:38 disse...

Oi Tebh,

Eu vi tantos comentarios bons sobre esse livro que acabei não resistindo em tê-lo pra mim!!! Ah eu quero muito :) Acho que ando disseram a mais bela histporia de todos os tempos na sinopse não estavam brincando...

Mil Bjs

L... on 11 de março de 2011 18:09 disse...

Desde antes de o livro virar "febre" ("obrigada" Crepúsculo! ¬¬) eu era doida para ler o livro, porque sempre achei o título atrativo. Agora o que me traz aqui de volta é querer entender dessa coisa de passado+futuro.

Liz Mendes
http://www.jornalistando.com

Raíssa Santos on 16 de março de 2011 11:26 disse...

Muita gente fala mal desse livro, mas eu, ao contrário da maioria, sou apaixonada nesta história. Nunca li o livro todo, mas já vi o filme e li partes deles na net. E fico enfurecida quando falam que ele virou febre por quase de Twilight, fala sério!
Mas...
Amei a resenha! :}
Beijos

Carolina on 27 de março de 2011 07:04 disse...

Nunca tinha me tocado para o motivo de ele ter virado febre... HAHA Realmente, só podia ser Crepúsculo.
Era pra eu ter lido nos tempos de colégio, mas fiquei enrolando e acabei nunca lendo :~

Beijos xx

Adriana T on 31 de março de 2011 05:54 disse...

Concordo com vc que dá vontade de dar uns taps neles rsrs, eu gostei mesmo foi do final achei lindo, me apaixonei por Hareton...

Postar um comentário

 

Os Resenhados - Reviews de séries, livros e mais Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Image layout and vector by Tebhata Spekman