quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes

Postado por TebhSpekman às 04:08

O Morro dos Ventos Uivantes


Autor: Emily Brontë
Editora: Lua de Papel
Genero: Romance






“Seja do que for que nossas almas são feitas, a dele e a minha são iguais”.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:

"Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa."

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Creio que nada definiria melhor este livro que o seguinte título:

"Um amor egoísta..."
Acho que a maior lição que você pode aprender ao ler O Morro dos Ventos Uivantes, é que o passado escreve o seu futuro.
E os estragos que uma obsseção podem fazer a um grupo de pessoas...

A historia começa com um jovem casal, ainda criança passando por algumas adversidades no seu relacionamento. Catherine e Heathcliff são duas crianças com problemas, Catherine é uma jovem mimada e usa de todas as artimanhas para conseguir o que deseja, sempre que possível passa por ataques de histeria para que através de sua loucura seus objetivos sejam alcançados, é extremamente fútil e gananciosa. Por outro lado, temos Heathcliff, irmão adotivo da garota, cujo ninguém, talvez nem ele mesmo saiba do seu passado. O favorito do pai adotivo causa ciúmes principalmente no primogênito.
Sua índole é claramente maliciosa e maldosa, apesar de um temperamento introvertido, seu olhar e atitudes demonstram uma crueldade e dureza de coração unicas. Seu coração é um mistério a ser desvendado.

Com o passar do tempo, os temperamentos e disputas e a amizade entre as crianças aumentam, quando um infortúnio ocorre e o destino os separa. Cathy é separada de Heathcliff, mesmo esta jurando o amor que sente pelo rapaz. Tudo acasos de um mal entendido e do egoísmo de Cathy.

Anos mais tarde, casada e vivendo a vida que sempre quis ao lado do marido, Heathcliff volta, querendo retomar a vida que lhe foi roubada, querendo vingança contra quem o causou mal e principalmente, querendo Catherine novamente ao seu lado. E nada o impedirá de alcançar todos os seus objetivos.
É nesta fase da história que eu tive total certeza do egoísmo de um e do outro. E de que Heathcliff é desprovido de carácter e bondade. Confesso, por muitas vezes, creio que na verdade durante todo o livro eu queria a morte do infeliz! hahahahahaha de forma bem cruel e maquiavélica *veja risada ecoando ao fundo*


Falar mais estragaria as surpresas da historia... principalmente da segunda parte, ao qual realmente apareceu a personagem que me cativou, não só pela miséria que era sua vida, mas pela força de vontade e inocência. Só digo que é um livro intenso, apaixonante e que ao contrario da maioria dos romances, este me fez detestar os protagonistas visto a tamanha obsseção que possuiam um pelo outro. Muitas vezes me perguntei se realmente aquilo era amor, ou um sentimento egoista e obsessivo. Apenas um luxo, creio que o que eles tinham era um enorme sentimento de posse! Quis devorar e saber como seria o final trágico, pois tinha certeza que teria, da historia.

É difícil dizer qual foi o ponto alto... o livro é surpreendente e emocionante, a narrativa variando entre a governanta Nelly e Sr. Lockwood, assim como as descrições de cenário nos fazem viajar ao Morro dos Ventos Uivantes. Nos fazem querer entrar lá e dar umas bofetadas na cara deles pra ver se aprendem! hahahaha

Recomendo a leitura, principalmente para quem gosta de clássicos e boas histórias! É hoje um dos meu livros favoritos e em breve irei reler (novamente).

Em breve farei aqui uma resenha do filme, aguardem!


Até a próxima,



8 comentários:

Naluh on 24 de fevereiro de 2011 às 08:51 disse...

Prometo que leio mais tarde...
Quero muito ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade.

Agora estou no trabalho e quando vi que a resenha é longa e que eu terei que compromter mais do meu cérebro do que eu tenho disponível agora, decidi deixar para depois... heheh

Ariane Gisele Reis on 26 de fevereiro de 2011 às 16:43 disse...

Eu sou suspeita para falar deste livro, afinal li ele três vezes.
Simplesmnte é um dos meus livros favoritos *-*

Adorei a resenha flor!

bjão

Anaisa on 10 de março de 2011 às 14:16 disse...

UAU, é a primeira resenha do livro que li e não gostaram dos protagonistas :O
Sempre vi citando como o amor entre eles era lindo e etc.

Agora sim me deixou mais ansiosa para ler o livro ;)

Bjus!

Athena W. on 11 de março de 2011 às 05:38 disse...

Oi Tebh,

Eu vi tantos comentarios bons sobre esse livro que acabei não resistindo em tê-lo pra mim!!! Ah eu quero muito :) Acho que ando disseram a mais bela histporia de todos os tempos na sinopse não estavam brincando...

Mil Bjs

L.M. {past} on 11 de março de 2011 às 18:09 disse...

Desde antes de o livro virar "febre" ("obrigada" Crepúsculo! ¬¬) eu era doida para ler o livro, porque sempre achei o título atrativo. Agora o que me traz aqui de volta é querer entender dessa coisa de passado+futuro.

Liz Mendes
http://www.jornalistando.com

Anônimo disse...

Muita gente fala mal desse livro, mas eu, ao contrário da maioria, sou apaixonada nesta história. Nunca li o livro todo, mas já vi o filme e li partes deles na net. E fico enfurecida quando falam que ele virou febre por quase de Twilight, fala sério!
Mas...
Amei a resenha! :}
Beijos

Carolina on 27 de março de 2011 às 07:04 disse...

Nunca tinha me tocado para o motivo de ele ter virado febre... HAHA Realmente, só podia ser Crepúsculo.
Era pra eu ter lido nos tempos de colégio, mas fiquei enrolando e acabei nunca lendo :~

Beijos xx

Adriana T on 31 de março de 2011 às 05:54 disse...

Concordo com vc que dá vontade de dar uns taps neles rsrs, eu gostei mesmo foi do final achei lindo, me apaixonei por Hareton...

Postar um comentário

 

Os Resenhados - Reviews de séries, livros e mais Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Image layout and vector by Tebhata Spekman