segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Resenha: Teia Virtual - Book Tour

Postado por TebhSpekman às 17:22
Teia Virtual

Autor: Eduardo Bonito
Editora: Literata
Genero: Romance Policial (Nacional)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:
A Internet é realmente um dos maiores veículos de comunicação já criados na atualidade. Nela podemos ser o que queremos, fugindo assim do mundo real, criando um mundo paralelo, onde figuramos de anjos a demônios, podendo até alimentar o ódio de não ser aceito pela sociedade no mundo real. Assim começa a elaboração de uma teia nociva, permissiva e a falsa impressão de se conseguir tudo o que se quer, pela lei do menor esforço. Pessoas emocionalmente vulneráveis, de alma fraca, que transitam do mundo real ao virtual, na busca das soluções para seus problemas ou do sucesso pessoal, como, por exemplo, ser bem sucedida, como a invejada prima, sem nenhum esforço, acabar com a depressão, por ser um astro de rock e não saber lidar com o sucesso e a fama, ou alcançar a felicidade, estabilidade financeira e ser aceito como homossexual, no seio de uma família com valores que não aceitam esse comportamento, ou até mesmo, indo mais além, aos olhos da crença de uma ex –atleta, a palavra de Deus é distorcida e usada para se libertar e “libertar” a alma do seu marido, onde, na verdade só há o desejo de vingança. Afinal, a indução ao ódio é possível? Devemos ou não libertar os nossos demônios? Tudo é possível, quando se deixa cair e se prender a uma TEIA VIRTUAL doentia criada por um ser humano com uma inteligência fora do comum, mas renegado pela sociedade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo livro que peguei na minha participação pelo BookTour do Selo Brasileiro.
Acho que começarei essa resenha falando a minha primeira impressão ao terminar de ler: O Eduardo Bonito possui um estilo de narrativa roterizada, que muito me lembrou o mestre Sidney Sheldon. Claro, fugindo aos detalhes óbvios: como o fato do protagonista ser um homem e o Sheldon geralmente trabalhar com protagonistas femininas e outros que falarei mais adiante.. Vi muito dos livros dele neste livro. E este é um ponto positivo.
Logo no primeiro caso eu já fico intrigada em quem seria a pessoa por trás de toda essa trama e COMO ele seria desmascarado. A verdade é que sou apaixonada por mistérios e sempre fico tentando descobrir como e porque!
Infelizmente não obtive sucesso ao fim do livro, mas não vou falar sobre isso pois não quero entrar em spoilers.

Neste primeiro caso já nos é apresentado:
Alexandre que se mostra um protagonista forte, porém nada simpático, assim como Helena, sua ex namorada e reporter que junto com Beth formam o trio que buscará resolver este mistério.
Dos personagens o único que me cativou foi Beth, que me pareceu a mais humana e real, fugindo de alguns esteriótipos comuns em romances policiais. E eram geralmente nas cenas dela que eu mais me divertia.
A verdade é que o livro além de girar em torno óbvio da internet. Ele também tenta trabalhar com o pior lado do ser humano: a vingança. Digo tenta, pois infelizmente, peca por em vários momentos serem previsíveis e nada surpreendentes. Os casos geralmente começam muito bem, o leitor consegue ver o lado da pessoa, porém em algum momento isto se perde. Com isso, faz a trama enfraquecer e algo que poderia ser mais trabalhado e instigante se torne seco.
O ritmo do livro foi outra coisa que me chamou a atenção: Como a narrativa é meio roterizada e com muitos capitulos, a trama muito me lembrou fictions (histórias geralmente postadas na internet, podendo ser ficções totais ou fan-fictions). Com muitos capítulos curtos, como se a intensão do autor fosse uma leitura rápida de cada um deles.

Sobre a parte gráfica creio que a ideia das teias foi excelente, porém a diagramação apresenta falhas de estrutura, assim como a revisão do livro poderia ter sido mais cuidadosa. Nada que atrapalhe a leitura, mas ajudaria.
 
Mas creio que o principal, que são as mensagens de perdão, de que a vingança não é a solução e de cuidado com o mundo virtual acabam prevalecendo ao livro. Afinal, como tudo a internet pode ajudar como prejudicar a vida.



Até a próxima,



1 comentários:

territoriodascompradorasdelivro on 31 de agosto de 2011 07:56 disse...

Oi, primeira visita por aqui...
Adorei seu bolg, muito fofo viu
Seguindo, me segue também.
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
bjss *-*

Postar um comentário

 

Os Resenhados - Reviews de séries, livros e mais Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Image layout and vector by Tebhata Spekman