sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resenha: Um Peixe de Calça Jeans - Book Tour

Postado por TebhSpekman às 08:00
Um Peixe de Calça Jeans e
outras histórias para unir


Autor: Allan Pitz
Editora: Livro Novo
Genero: Literatura Infantil
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:
As crianças precisam aprender o sentido de união, igualdade e respeito desde o início da jornada. Atuando nesse pensamento, Um peixe de calças jeans e outras histórias para unir traz em sua linguagem simples e acessível histórias curtas e assimiláveis que visam eliminar os preconceitos sutilmente. Agindo no subconsciente formador das crianças. Enriquecendo-as moralmente. A ideia desse livro brotou pelas inspiradoras teorias de Dr. Joseph Murphy (1898 – 1981), autor do livro O Poder do Subconsciente (título original em inglês: The Power of your Subconscious Mind, onde defende a tese de que a mente subconsciente (responsável pelo sono, memória, batimentos cardíacos e outras muitas funções do corpo) ao aceitar uma idéia, começa imediatamente a pô-la em prática. Segundo Murphy, a mente subconsciente aceita tudo que lhe é sugestionado de forma vigorosa e constante; assim, podemos adicionar as informações boas e benéficas sobre o que quisermos. Em Um Peixe de Calças Jeans, a teoria subconsciente é usada para o bem mais pacífico e precioso de todos: o amor fraterno de nossas crianças. A paz. E a união incondicional entre as pessoas. A proposta maior deste livro é ajudar na diminuição da ocorrência de bullying (repetidas agressões psicológicas e/ou físicas) não só nas escolas, preparando o futuro cidadão de bem para as diferenças que o mundo oferece, construindo uma nova geração mais fraterna, livre dos bloqueios preconceituosos gradativamente impostos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Primeiro livro que peguei na minha participação pelo BookTour do Selo Brasileiro.
 
Um livro infantil que usa de uma metodologia simples, e subiliminar para ensinar as crianças sobre o Bullying, mal que está presente desde sempre, mas que agora, tem ganhado o status de problema social.
A preocupação do autor em criar um livro simples, com pequenos contos foi interessante. Logo no início do livro já é possivel ter contato com algumas explicações do autor sobre o que é o problema e como fazer a criança participar ativamente da leitura do livro.
Foi o primeiro ponto positivo logo assim que abri. A maioria dos livros infantis, não possui uma "metodologia" nem um manual "how to use" para que os educadores aproveitem ao máximo a mensagem da obra. 
Allan Pitz fez disso um cuidado primoroso e ganhou pontos nessa obra.
 
O tamanho destes contos me chamou atenção também. Não são histórias longas, que fazem as crianças se sentirem entediadas, pelo contrário! Contos com inicio, meio e fim, pequenos e diretos. O Peixe de calça Jeans foi meu conto experimental para meu sobrinho de apenas 2 anos, que confesso, ficou quieto e mal falou, apenas abriu sorrisos. E assim que o conto acabou olhou para mim, sorriu e saiu para brincar! Acredite, para ele isso é um sinal positivo!

Foi difícil escolher minha estória favorita, mas creio que do Menino de algodão talvez foi a que mais me tocou, cheguei a me comover. Foi de tamanha identificação e aproximação que me surpreendeu.
Um livro diferente para crianças, que deveria possuir continuações. 
Pois muito me lembrou os antigos livros infantis de higiene, cuidado e etc, que eram coleções. Só que modernizado e dinamico! 

Recomendo para quem possui crianças por perto! Seja filho, irmão, sobrinhos e afins.



Até a próxima,



0 comentários:

Postar um comentário

 

Os Resenhados - Reviews de séries, livros e mais Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Image layout and vector by Tebhata Spekman