segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Resenha: Teia Virtual - Book Tour

Postado por TebhSpekman às 17:22 1 comentários
Teia Virtual

Autor: Eduardo Bonito
Editora: Literata
Genero: Romance Policial (Nacional)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:
A Internet é realmente um dos maiores veículos de comunicação já criados na atualidade. Nela podemos ser o que queremos, fugindo assim do mundo real, criando um mundo paralelo, onde figuramos de anjos a demônios, podendo até alimentar o ódio de não ser aceito pela sociedade no mundo real. Assim começa a elaboração de uma teia nociva, permissiva e a falsa impressão de se conseguir tudo o que se quer, pela lei do menor esforço. Pessoas emocionalmente vulneráveis, de alma fraca, que transitam do mundo real ao virtual, na busca das soluções para seus problemas ou do sucesso pessoal, como, por exemplo, ser bem sucedida, como a invejada prima, sem nenhum esforço, acabar com a depressão, por ser um astro de rock e não saber lidar com o sucesso e a fama, ou alcançar a felicidade, estabilidade financeira e ser aceito como homossexual, no seio de uma família com valores que não aceitam esse comportamento, ou até mesmo, indo mais além, aos olhos da crença de uma ex –atleta, a palavra de Deus é distorcida e usada para se libertar e “libertar” a alma do seu marido, onde, na verdade só há o desejo de vingança. Afinal, a indução ao ódio é possível? Devemos ou não libertar os nossos demônios? Tudo é possível, quando se deixa cair e se prender a uma TEIA VIRTUAL doentia criada por um ser humano com uma inteligência fora do comum, mas renegado pela sociedade.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segundo livro que peguei na minha participação pelo BookTour do Selo Brasileiro.
Acho que começarei essa resenha falando a minha primeira impressão ao terminar de ler: O Eduardo Bonito possui um estilo de narrativa roterizada, que muito me lembrou o mestre Sidney Sheldon. Claro, fugindo aos detalhes óbvios: como o fato do protagonista ser um homem e o Sheldon geralmente trabalhar com protagonistas femininas e outros que falarei mais adiante.. Vi muito dos livros dele neste livro. E este é um ponto positivo.
Logo no primeiro caso eu já fico intrigada em quem seria a pessoa por trás de toda essa trama e COMO ele seria desmascarado. A verdade é que sou apaixonada por mistérios e sempre fico tentando descobrir como e porque!
Infelizmente não obtive sucesso ao fim do livro, mas não vou falar sobre isso pois não quero entrar em spoilers.

Neste primeiro caso já nos é apresentado:
Alexandre que se mostra um protagonista forte, porém nada simpático, assim como Helena, sua ex namorada e reporter que junto com Beth formam o trio que buscará resolver este mistério.
Dos personagens o único que me cativou foi Beth, que me pareceu a mais humana e real, fugindo de alguns esteriótipos comuns em romances policiais. E eram geralmente nas cenas dela que eu mais me divertia.
A verdade é que o livro além de girar em torno óbvio da internet. Ele também tenta trabalhar com o pior lado do ser humano: a vingança. Digo tenta, pois infelizmente, peca por em vários momentos serem previsíveis e nada surpreendentes. Os casos geralmente começam muito bem, o leitor consegue ver o lado da pessoa, porém em algum momento isto se perde. Com isso, faz a trama enfraquecer e algo que poderia ser mais trabalhado e instigante se torne seco.
O ritmo do livro foi outra coisa que me chamou a atenção: Como a narrativa é meio roterizada e com muitos capitulos, a trama muito me lembrou fictions (histórias geralmente postadas na internet, podendo ser ficções totais ou fan-fictions). Com muitos capítulos curtos, como se a intensão do autor fosse uma leitura rápida de cada um deles.

Sobre a parte gráfica creio que a ideia das teias foi excelente, porém a diagramação apresenta falhas de estrutura, assim como a revisão do livro poderia ter sido mais cuidadosa. Nada que atrapalhe a leitura, mas ajudaria.
 
Mas creio que o principal, que são as mensagens de perdão, de que a vingança não é a solução e de cuidado com o mundo virtual acabam prevalecendo ao livro. Afinal, como tudo a internet pode ajudar como prejudicar a vida.



Até a próxima,



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resenha: Um Peixe de Calça Jeans - Book Tour

Postado por TebhSpekman às 08:00 0 comentários
Um Peixe de Calça Jeans e
outras histórias para unir


Autor: Allan Pitz
Editora: Livro Novo
Genero: Literatura Infantil
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:
As crianças precisam aprender o sentido de união, igualdade e respeito desde o início da jornada. Atuando nesse pensamento, Um peixe de calças jeans e outras histórias para unir traz em sua linguagem simples e acessível histórias curtas e assimiláveis que visam eliminar os preconceitos sutilmente. Agindo no subconsciente formador das crianças. Enriquecendo-as moralmente. A ideia desse livro brotou pelas inspiradoras teorias de Dr. Joseph Murphy (1898 – 1981), autor do livro O Poder do Subconsciente (título original em inglês: The Power of your Subconscious Mind, onde defende a tese de que a mente subconsciente (responsável pelo sono, memória, batimentos cardíacos e outras muitas funções do corpo) ao aceitar uma idéia, começa imediatamente a pô-la em prática. Segundo Murphy, a mente subconsciente aceita tudo que lhe é sugestionado de forma vigorosa e constante; assim, podemos adicionar as informações boas e benéficas sobre o que quisermos. Em Um Peixe de Calças Jeans, a teoria subconsciente é usada para o bem mais pacífico e precioso de todos: o amor fraterno de nossas crianças. A paz. E a união incondicional entre as pessoas. A proposta maior deste livro é ajudar na diminuição da ocorrência de bullying (repetidas agressões psicológicas e/ou físicas) não só nas escolas, preparando o futuro cidadão de bem para as diferenças que o mundo oferece, construindo uma nova geração mais fraterna, livre dos bloqueios preconceituosos gradativamente impostos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Primeiro livro que peguei na minha participação pelo BookTour do Selo Brasileiro.
 
Um livro infantil que usa de uma metodologia simples, e subiliminar para ensinar as crianças sobre o Bullying, mal que está presente desde sempre, mas que agora, tem ganhado o status de problema social.
A preocupação do autor em criar um livro simples, com pequenos contos foi interessante. Logo no início do livro já é possivel ter contato com algumas explicações do autor sobre o que é o problema e como fazer a criança participar ativamente da leitura do livro.
Foi o primeiro ponto positivo logo assim que abri. A maioria dos livros infantis, não possui uma "metodologia" nem um manual "how to use" para que os educadores aproveitem ao máximo a mensagem da obra. 
Allan Pitz fez disso um cuidado primoroso e ganhou pontos nessa obra.
 
O tamanho destes contos me chamou atenção também. Não são histórias longas, que fazem as crianças se sentirem entediadas, pelo contrário! Contos com inicio, meio e fim, pequenos e diretos. O Peixe de calça Jeans foi meu conto experimental para meu sobrinho de apenas 2 anos, que confesso, ficou quieto e mal falou, apenas abriu sorrisos. E assim que o conto acabou olhou para mim, sorriu e saiu para brincar! Acredite, para ele isso é um sinal positivo!

Foi difícil escolher minha estória favorita, mas creio que do Menino de algodão talvez foi a que mais me tocou, cheguei a me comover. Foi de tamanha identificação e aproximação que me surpreendeu.
Um livro diferente para crianças, que deveria possuir continuações. 
Pois muito me lembrou os antigos livros infantis de higiene, cuidado e etc, que eram coleções. Só que modernizado e dinamico! 

Recomendo para quem possui crianças por perto! Seja filho, irmão, sobrinhos e afins.



Até a próxima,



 

Os Resenhados - Reviews de séries, livros e mais Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Image layout and vector by Tebhata Spekman