domingo, 1 de maio de 2011

Resenha: Apátrida - Book Tour

Postado por Os Resenhados às 06:43
Apátrida

Autor: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as Falas
Genero: Romance histórico

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse:

"Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições. "

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Diga-me, em qual local do mundo há vencedores numa guerra? O conflito só existe porque houve fracasso, seja o resultado que ele tiver."

Este livro eu li através de um excelente Book Tour realizado pela autora, que agradeço de coração a oportunidade que me foi dada para a leitura deste que definitivamente este livro entrou na lista dos Top Livros. A demora em realizar esta resenha veio através da reviravolta que sofri na vida nos ultimos meses me afastando do Blog, porém estou aqui para falar deste livro que considero essencial!

Apátrida é um romance histórico carregado de emoção e aonde o brilhantismo de Ana Paula ao escrever mostra que a Guerra não possui lados vencedores e perdedores.
A história narra a vida de uma jovem Polonesa que em meio a sua inocencia e ingenuidade se ve envolvida em tramas pessoais enquanto eclode a Segunda Guerra Mundial.

Não há muito o que contar da trama sem dizer spoilers, mas que apenas pelo olhar emocionante de Irena viajamos da União Soviética à Polônia e de lá aos Campos de Concentração sem conseguir deixar de se envolver com as emoções, personagens, e beleza de um tremendo trabalho de escrita.
Nunca sequer derramei uma única lágrima ao ler um livro, mas Apátrida conquistou este posto, pois foram diversas as vezes que senti um grande nó na garganta, lágrimas de compaixão e dor desceram pelo meu rosto.

Jamais tinha visto a guerra pelo angulo mostrado. Recomendo o livro a todos que desejam não apenas conhecer mais da Segunda Guerra Mundial, mas da própria vida  e da Humanidade.
Leiam com atenção as palavras lindas que Irena diz logo no inicio do livro ao ser perguntada se ela odiava os Alemães, sim, desde aquele ponto eu sabia que este livro mudaria minha vida, como mudou.Você pode conhecer mais sobre o livro no site da autora, assim como ler os 3 primeiros capítulos e tirar suas próprias conclusões.
Recomendo, e acredito que todos devam dar este apoio a literatura nacional de Qualidade!
Até a próxima,



8 comentários:

ThayFreir on 1 de maio de 2011 às 14:46 disse...

Eu já estava curiosa quanto a este livro... e agora com sua resenha fiquei morrendo de vontade de lê-lo logo. =)

Amei o blog... irei seguir.

bjos
Thay

http://obraopinada.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabéns pela resenha.
Realmente este livros está na minha lista de leitura :D Capa linda, história mais linda ainda :D

Só espero que tenha final feliz.
Sucesso
Beijos

Babih
http://babihgois.blogspot.com

Ariane Gisele Reis on 1 de maio de 2011 às 17:06 disse...

Livros sobre guerra sempre mexem comigo... acabo ficando triste, por que me vejo no lugar das pessoas que passaram por todo o horror que foi.

Esse é um dos livros que pretendo ler este ano, a cada resenha que leio, mas curiosa eu fico.

Parabéns pela resenha meu anjo!

Uma ótima semana para vc!

beijinhos ^^

anereis.

mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Adriana T on 1 de maio de 2011 às 18:43 disse...

Esse livro é realmente ótimo, quando comecei a ler não consegui parar até terminar. Gostei principalmente da imparcialidade da Autora em descrever o sofrimento que todas as partes envolvidas tiveram, sem culpar uma unica nação pelos horrores ocorridos naquela guerra.

ana paula bergamasco on 2 de maio de 2011 às 13:19 disse...

Olá, querida!

É gratificante as resenhas que estou recebendo do livro. Agradeço-lhe o carinho!

Um grande abraço, Ana

Regiane Cristina S. on 3 de maio de 2011 às 14:32 disse...

Apesar da temática ser triste e comovente, eu adoro os livros que retratam sobre a guerra e o nazismo. E sempre me emociono ao ponto de chorar.

O livro da Ana Paula não foi diferente, me emocionei, chorei, compartilhei da dor da protagonista e de todos ao seu redor.

Se você adorou esse livro, recomendo que leia O Arquiteto do Esquecimento, pois conseguiu me emocionar mais ainda.

Beijinhos,

Ler e Almejar

Jesimiel on 8 de maio de 2011 às 17:44 disse...

Quase nunca leio livro com essas temáticas, mas sua resenha me deixou curioso em ler o livro.

TebhSpekman on 17 de maio de 2011 às 17:59 disse...

1 - ThayFreir
2 - BabihGois
3 - Ane Reis
4 - Adriana T
5 - ana paula bergamasco
6 - Regiane Cristina S.
7 - Jesimiel

Estes são os que estão concorrendo a marcador de 3096 Dias, resultado da promo divulgada no dia 17/05

Postar um comentário

 

Os Resenhados - Reviews de séries, livros e mais Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Image layout and vector by Tebhata Spekman